Estudantes de Relações Internacionais da Lusíada participam em exercício de simulação da NATO • OTAN.
Nos dias 19 e 20 de maio de 2022, um grupo de estudantes da licenciatura em Relações Internacionais da Universidade Lusíada (UL), acompanhados pelo Prof. Doutor Luís Eduardo Saraiva, participou no Modelo NATO • OTAN, realizado nas instalações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO • OTAN), em Portugal (Oeiras).
Nesta edição do Modelo NATO • OTAN, para além da UL, estiveram presentes outras nove universidades portuguesas e uma universidade do Reino Unido: o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade da Beira Interior, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade do Minho, a Escola Naval, a Academia Militar, a Academia da Força Aérea e a Universidade de Birmingham.
O primeiro dia iniciou os trabalhos com diversas intervenções de especialistas que debateram temas da atualidade internacional, como a situação de conflito armado que se vive na Ucrânia (Ross Matthews, Vice-Chefe de Missão na Embaixada do Reino Unido em Portugal), o papel relevante e a importância histórica da NATO • OTAN (Prof.ª Doutora Lívia Franco), a capacidade de atuação militar preventiva utilizando todos os esforços conjuntos dos países-membros (Vice-Comandante, Contra-Almirante James Morley da STRIKFORNATO) e, ainda, sobre o papel concreto de Portugal na OTAN (Dr. Nuno Gabriel Cabral, Chefe da Divisão da NATO • OTAN, do Ministério dos Negócios Estrangeiros português).

Ilustração – Pormenores da participação dos estudantes da UL no Modelo NATO • OTAN. De cima para baixo: 1. Grupo de alunos da UL acompanhados pelos Prof. Doutor Luís Eduardo Saraiva (© NATO • NATO, 2022); 2. Pormenor da sala durante o exercício de simulação (© NATO • NATO, 2022).
O início dos trabalhos foi coordenado pelo Prof. Doutor Mark Webber, da Universidade de Birmingham, que explicou os detalhes do exercício. O Modelo NATO • OTAN consiste num exercício de simulação do Conselho do Atlântico Norte (CAN), supremo órgão político de decisão da NATO • OTAN. O CAN é composto por uma delegação de cada país-membro e reúne-se uma vez por semana, ou sempre que necessário. É presidido pelo Secretário-Geral que ajuda os membros a chegarem a acordo sobre matérias consideradas fundamentais. Neste exercício específico, pretendeu-se simular a resposta da NATO • OTAN perante uma catástrofe natural numa grande área geográfica. Para tal, realizou-se uma reunião do CAN em que cada instituição convidada representou uma delegação, uma por país-membro da NATO • OTAN. Foram realizadas as sessões plenárias necessárias para a negociação e aprovação de uma declaração conjunta de resposta à situação de crise. Os estudantes da Universidade Lusíada integraram as delegações da Bélgica, Bulgária, França e Islândia.
No final do exercício houve lugar à atribuição de prémios para as três delegações que mais se destacaram nestes dois dias de trabalhos.
O Modelo NATO • OTAN foi promovido e organizado pela Embaixada do Reino Unido em Portugal, pela NATO • OTAN e pela Universidade de Birmingham.
calendário página web fotogaleria
___________________________________
Fotografia do banner: © NATO • NATO, 2022.
Nota: notícia elaborada com o apoio do licenciando João Carlos Marques Simões.
Ana Rita Ribeiro
Redatora
Outros posts de Ana Rita Ribeiro
Contato do autor
Biografia completa
Biografia completa
Ana Rita Ribeiro é bibliotecária nos Serviços de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada, desde 2008, e colabora, entre outras áreas, no tratamento e processamento da informação, na redação de notícias, no apoio ao utilizador e à aprendizagem.
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e pós-graduada em Ciências Documentais (variante de bibliotecas).
Para além da sua atividade profissional, aposta em tempo de qualidade com a família, na leitura e é entusiasta do exercício físico, corrida e trail running.
x
Facebook page
Linked In