Professor Alberto Reaes Pinto apresenta comunicação sobre construção circular no Change Matters | 16.º Congresso dos Arquitectos.
No dia 2 de março de 2023, o Professor Doutor Arqt. Alberto Reaes Pinto, Professor Catedrático da Universidade Lusíada e diretor do Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD), participou no Change Matters | 16.º Congresso dos Arquitectos – qualidade e sustentabilidade: construir o nosso futuro, que teve lugar em Ponta Delgada, no Arquipélago dos Açores, de 1 a 5 de março, com a organização da Ordem dos Arquitectos.

Ilustração 1: Professor Alberto Reaes Pinto durante a sua apresentação. (© Anónimo, 2023)
Integrada na sessão sectorial 1, "Repensar os recursos e adaptar para a casa comum, "Construção circular: habitação, desconstrução e desmantelamento" foi o título da comunicação apresentada pelo Professor Alberto Reaes Pinto, que começou por dizer que o "[...] aquecimento global e as mudanças climáticas a que estamos a assistir, com origem na produção de gases de efeito de estufa, é o assunto mais importante que a humanidade tem para resolver [...]", salientando que esta "[...] crise dramática, sistémica e global [...] desequilibra os três pilares da sustentabilidade – económico, ambiental e social – e está na base de mudanças fundamentais na nossa sociedade", podendo, igualmente, "[...] ser uma oportunidade para nos fazer refletir e agir [...]".
Ilustração 2: registo de vídeo da intervenção do Professor Alberto Reaes Pinto (01:23:27–01:36:43). (© Ordem dos Arquitectos, 2023)
Segundo o diretor do CITAD, o presente "[...] trabalho está inserido no âmbito da construção circular e da economia circular, e visa a redução dos impactos ambientais negativos resultantes da exploração e do fabrico dos materiais que integram a construção de um edifício. Utiliza, como caso de estudo, um projeto de investigação (PI) de uma habitação modular evolutiva (HME), que incorpora materiais renováveis, de baixo carbono, recicláveis e reutilizáveis, de aplicação reversível, de preferência locais, e que está na base de um PI de desconstrução e de desmantelamento seletivo (DDS) – que se defende que seja paralelo ao projeto de arquitetura convencional. Este PI de DDS integra-se num processo de construção circular, de produção não extrativa de novos materiais e de prolongamento da sua vida útil, ao invés do processo de produção linear, que esgota os materiais e produtos e que, no fim do ciclo de vida dos edifícios, nos quais estão incorporados, são levados a vazadouro, ocupando espaço e contaminando o nível freático e as espécies vegetais e animais do local".
____________________________________
Fotografia do banner: Professor Alberto Reaes Pinto. (© Fundação Minerva • Tânia Araújo, 2008)
Rita Neto Marques
Redatora e revisora
Outros posts de Rita Neto Marques
Contato do autor
Biografia completa
Biografia completa
Rita Neto Marques é redatora e revisora no Departamento de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada.
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e mestre em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Biblioteconomia.
x
Facebook page
Linked In