Menu
  1. Home
  2. Ensino
    • Todos
    • Entrevista
    • FAA
    • FCEE
    • FD
    • FET
    • IET
    • IPCE
    • ISSSL
    • Prova académica
      Mais

      Sem conteúdo

      Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      Anterior Próximo
    1. Ciência
      • Todos
      • CEJEA
      • CIPD
      • CITAD
      • CLIPIS
      • CLISSIS
      • COMEGI
      • Entrevista
        Mais

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

        Anterior Próximo
      1. Cooperação
      2. Emprego

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      3. Cultura

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

      4. Publicações
        • Todos
        • Publicações
        • Monografias
        • Revistas
          Mais

          Sem conteúdo

          Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

          Anterior Próximo
        Social Links Search User Login Menu
        Tools
        Close
        Close

         

         

        Universidade Lusíada homenageia o Prof. Doutor José Paulo Netto com Doutoramento Honoris Causa.
        Rita Neto Marques
        / Categorias: Ensino, ISSSL

        Universidade Lusíada homenageia o Prof. Doutor José Paulo Netto com Doutoramento Honoris Causa.

        No dia 18 de março de 2022, a Universidade Lusíada concedeu o título de Doutor Honoris Causa em Serviço Social ao Prof. Doutor José Paulo Netto.

        O Conselho Científico da Universidade aprovou, por unanimidade, a 4 de fevereiro de 2020, a proposta de atribuição, por parte do corpo docente e da direção do Instituto Superior de Serviço Social (ISSSL), do referido Doutoramento Honoris Causa.

        Nas palavras do Prof. Doutor Afonso Filipe Pereira d’Oliveira Martins, Magnífico Reitor da Universidade Lusíada, o Doutoramento Honoris Causa é a mais elevada distinção honorífica que a Universidade estatutariamente atribui e esta foi concedida ao Prof. Doutor José Paulo Netto pela relevância do seu currículo académico e científico, bem como pelo vasto conjunto de trabalhos científicos, pelo empenhamento cívico e político e, ainda, pela sua permanente e generosa dedicação à causa pública.


        Ilustração 1 – Prof. Doutor José Paulo Netto (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2022).

        Graduado em Serviço Social e em Letras/Línguas Neolatinas, o Prof. Doutor José Paulo Netto é Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), da qual é Professor Emérito, tendo, igualmente, lecionado noutras universidades do Brasil e de outros países da América Latina.

        Exerceu, também, funções de docência em Portugal, na década de 70 do século XX, durante o seu exílio político, por força do regime de ditadura militar instaurado no Brasil, tendo lecionado, entre 1976 e 1979, no ISSSL e no Instituto Superior de Economia. Mais tarde, entre a segunda metade dos anos 80 e os primeiros anos de 2000, estará ligado ao ISSSL como professor do programa de estudos pós-graduados em Serviço Social da PUC-SP, da qual, à data, era docente, no âmbito de um protocolo de intercâmbio com o ISSSL, que tinha como objetivo a qualificação académica de cursos de mestrado e de doutoramento em Serviço Social e, a partir desse momento, professores e assistentes sociais portugueses puderam realizar esses estudos, o que também contribuiu, de forma significativa, para a divulgação e promoção do pensamento crítico no domínio do Serviço Social.

        Tal contexto levou a que o corpo docente do ISSSL tenha uma forte ligação ao Prof. Doutor José Paulo Netto, quer pelo facto de alguns docentes terem sido seus alunos, quer porque chegaram ao seu pensamento através de conferências, debates e da sua vasta obra publicada.

        Com efeito, a sua estada em Portugal contribuiu, também, significativamente, para a divulgação do Movimento de Reconceptualização Latino-americano do Serviço Social, assim como para a transmissão e promoção do pensamento crítico nesta área, o que, de igual modo, francamente concorreu para a constituição e operacionalização da Associação dos Profissionais de Serviço Social (APSS), para a atual formação da Ordem dos Assistentes Sociais (OAS), e para a consolidação do estatuto académico e da profissão de assistente social.

        A anteceder a sessão solene de investidura, houve um momento dedicado à receção de convidados e de participantes no evento.


        Ilustração 2 – Dr.ª Isabel Caetanito Miguens de Almeida Bouças, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, acompanhada por Alexandra Brito, colaboradora da Universidade Lusíada (© Fundação Minerva • Joaquim Matos Ferreira, 2022).

        A sessão solene de investidura do Prof. Doutor José Paulo Netto como Doutor Honoris Causa teve início com o Cortejo da Comitiva Doutoral da Universidade Lusíada, seguindo-se o hino académico Gaudeamus Igitur, interpretado pelo Ensemble Vocal da licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade, após o que o Magnífico Reitor abriu a sessão, proferindo a sua alocução, na qual fundamentou a atribuição do Doutoramento Honoris Causa nos elevados méritos do Prof. Doutor José Paulo Netto. De seguida, a Prof.ª Doutora Maria Júlia Faria Cardoso, docente do ISSSL, na qualidade de apresentante do doutorando, fez a apresentação do mesmo, realçando, a partir de uma contextualização histórico-social, as qualidades académicas, científicas e pessoais do Prof. Doutor José Paulo Netto, que contribuíram para a referida homenagem. Depois de impostas as insígnias pelo Magnífico Reitor, o Prof. Doutor José Paulo Netto proferiu o seu discurso, do qual se destacam as referências ao período em que viveu em Portugal, à sua experiência de ensino no ISSSL e à reciprocidade de laços afetivos que aqui criou. A sessão solene é encerrada pelo Magnífico Reitor, seguindo-se, uma vez mais, o hino académico Gaudeamus Igitur.


        Ilustração 3 – Da esquerda para a direita, de cima para baixo: 1 – Cortejo da Comitiva Doutoral da Universidade Lusíada; 2 – Ensemble Vocal da licenciatura em Jazz e Música Moderna: da esquerda para a direita – estudantes Filipa da Silva Cruz e Lauren Ferreira Pinto, Dr. Francisco Maia Aleixo Bettencourt Neves e estudante João Miguel Pereira Pinto; 3 – Prof. Doutor Afonso Filipe Pereira d'Oliveira Martins aquando da abertura da sessão solene de investidura; 4 – Apresentação do Prof. Doutor José Paulo Netto pela Prof.ª Doutora Maria Júlia Faria Cardoso; 5 – Prof. Doutor José Paulo Netto a discursar; 6 – Pormenor da assistência (1, 3, 4, 5, 6: © Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2022; 2: © Fundação Minerva • Mariana Dantas Duarte, 2022).

        Posteriormente, houve espaço para convívio e foi realizada uma reportagem fotográfica dos momentos de socialização.


        Ilustração 4 – Da esquerda para a direita, de cima para baixo: 1 – Estudante Pedro Emanuel Mendes Castanheira, estudante Carolina Cabral Brilhante, Prof. Doutor Afonso Filipe Pereira d'Oliveira Martins, estudante Bruna Andreia Costa Ferreira Gonçalves, estudante Bruna Isabel Duarte Martins, Prof. Doutor José Paulo Netto, Prof.ª Doutora Teresa Paula Garcia Rodrigues da Silva e Prof.ª Doutora Maria Júlia Faria Cardoso; 2 – Sr. Paulo Ávila Vasconcelos, Dr.ª Maria Negreiros Miranda Vasconcelos, Eng.ª Rita Maria Negreiros Miranda, Prof. Doutor José Paulo Netto e Dr. Rui Negreiros Miranda; 3 – Prof.ª Doutora Fernanda Perpétua Rodrigues, Prof.ª Doutora Teresa Paula Garcia Rodrigues da Silva, Prof.ª Doutora Marlene Braz Rodrigues Lourenço, Prof.ª Doutora Maria Emília Freitas Ferreira, Prof. Doutor José Paulo Netto, Prof.ª Doutora Aida Lopes Bento Esteves Ferreira, Prof. Doutor José Manuel Figueiredo Santos, Prof.ª Doutora Maria Júlia Faria Cardoso, Prof.ª Doutora Adelaide Fernandes Pires Malainho, Prof.ª Doutora Maria Dorita Pestana Anjo Freitas e Prof.ª Doutora Alcina Maria de Castro Martins (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2022).

        A encerrar este dia memorável, teve lugar, na Universidade Lusíada, um jantar de homenagem ao Prof. Doutor José Paulo Netto e de celebração do 87.º aniversário do ISSSL, organizado pela Prof.ª Doutora Teresa Paula Garcia Rodrigues da Silva, diretora do ISSSL, e pelo Núcleo de Estudantes de Serviço Social da Universidade Lusíada.

        ____________________________________________________
        Fotografia do banner: imposição das insígnias – Prof. Doutor Afonso Filipe Pereira d'Oliveira Martins, Prof. Doutor José Paulo Netto e Prof.ª Doutora Maria Júlia Faria Cardoso (© Fundação Minerva Joaquim Matos Ferreira, 2022).

        página web calendário fotogaleria transmissão em diferido

        Artigo anterior Professores Helena Botelho e Alexandre Marques Pereira participam no ciclo de conferências Argatintas/Danosa Moviment.A '22, na UBI.
        Artigo Seguinte Professor Nuno Montenegro apresenta conferência "Escalas e paradoxos (uma viagem com projetos)" na Universidade Lusíada.
        Imprimir
        393 Avalie este artigo:
        Sem classificação
        Rita Neto Marques

        Rita Neto MarquesRita Neto Marques

        Redatora e revisora

        Outros posts de Rita Neto Marques
        Contato do autor Biografia completa

        Biografia completa

        Rita Neto Marques é redatora e revisora no Departamento de Informação, Documentação e Internet da Universidade Lusíada.

        É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e mestre em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Biblioteconomia.

        x

        Por favor faça login ou registe-se para comentar.

        Contactar autor

        x

        Recomendados

        Sem conteúdo

        Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.Ocorreu um problema ao carregar conteúdo.

        Anterior Próximo
        «setembro de 2022»
        segterquaquisexsábdom
        2930311234
        567891011
        121314
        Eucaristia semanal • Capelania da...

        Eucaristia semanal • Capelania da...

        Local do evento: Capela da Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        15
        Conferência: Silêncio [Estúdio FAA —...

        Conferência: Silêncio [Estúdio FAA —...

        Local do evento: Auditório 1 — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        1617
        Ateliê: Estúdio FAA — Arquitetura • Design...

        Ateliê: Estúdio FAA — Arquitetura • Design...

        Local do evento: Sala 5H — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        18
        Ateliê: Estúdio FAA — Arquitetura • Design...

        Ateliê: Estúdio FAA — Arquitetura • Design...

        Local do evento: Sala 5H — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        19
        Ateliê: Estúdio FAA — Arquitetura • Design...

        Ateliê: Estúdio FAA — Arquitetura • Design...

        Local do evento: Sala 5H — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        20
        Ateliê: Estúdio FAA — Arquitetura • Design...

        Ateliê: Estúdio FAA — Arquitetura • Design...

        Local do evento: Sala 5H — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        2122
        Ateliê: Apresentação de trabalhos [Estúdio...

        Ateliê: Apresentação de trabalhos [Estúdio...

        Local do evento: Auditório 1 — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        232425
        2627
        Sessão de acolhimento aos estudantes do...

        Sessão de acolhimento aos estudantes do...

        Local do evento: Sala 9F – Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        282930
        Prova pública de doutoramento em Gestão:...

        Prova pública de doutoramento em Gestão:...

        Local do evento: Sala dos Conselhos — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        12
        34567
        Prova pública de doutoramento em Gestão —...

        Prova pública de doutoramento em Gestão —...

        Local do evento: Sala dos Conselhos — Universidade Lusíada [Lisboa]

        Ler mais
        89

        Próximos eventos Eventos RSSiCalendar export

        «setembro de 2022»
        segterquaquisexsábdom
        2930311234
        567891011
        12131415161718
        19202122232425
        262728293012
        3456789
        Back To Top