Os músicos Juan María García Navia e Ramón Maschio fazem uma abordagem à linguagem do tango e do folclore da Argentina, em masterclass.
No âmbito da licenciatura em Jazz e Música Moderna, os músicos Juan María García Navia e Ramón Maschio foram os convidados do Prof. Doutor Massimo Cavalli, coordenador da referida licenciatura, para uma masterclass, no dia 16 de dezembro de 2022, dedicada à música argentina, nomeadamente a dois dos principais ritmos deste país, o tango e o folclore.

Ilustração (da esquerda para a direita): Juan María García Navia e Ramón Maschio (© Fundação Minerva • Joaquim Matos Ferreira, 2022).
Nesta iniciativa, o músico espanhol Juan María García Navia, especialista na flauta transversal, e Ramón Maschio, guitarrista e compositor argentino, falaram sobre a grande variedade no aspeto musical que é possível encontrar na Argentina, resultando na existência de um grande acervo de géneros, em função da diversidade cultural, étnica e geográfica deste país.
Dois desses géneros foram aqui abordados, o tango, oriundo das zonas urbanas e portuárias de Buenos Aires e de Montevidéu, no Uruguai, e o folclore, descendente da mescla de várias culturas indígenas, com raízes nas culturas africana e espanhola, e influenciado por ritmos característicos de culturas rurais.
Durante a masterclass, os músicos tiveram ainda a oportunidade de executar, em dueto, algumas sequências de tangos e de peças folclóricas, intervaladas com explicações acerca das características rítmicas e melódicas que concedem a identidade a estes dois géneros musicais.
Esta iniciativa revela-se bastante importante na formação dos alunos, uma vez que os coloca em contacto directo com vários especialistas, proporcionando-lhes mais ferramentas de trabalho tanto a nível teórico como prático.
____________________________________________________
Fotografia do banner (da esquerda para a direita): Juan María García Navia e Ramón Maschio (© Fundação Minerva • Joaquim Matos Ferreira, 2022).
página web calendário fotogaleria
Jorge Lopes Carvalho
Redator e repórter fotográfico
Outros posts de Jorge Lopes Carvalho
Contato do autor
Biografia completa
Biografia completa
Nas Universidades Lusíada procuramos educar e formar homens e mulheres com um forte sentido de cidadania, comprometidos com os valores éticos, sociais, culturais e profissionais, contribuindo, através do ensino, da pesquisa e da divulgação científica, para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Promovemos, assim, o desenvolvimento integral dos nossos alunos, preparando-os como pessoas, como cidadãos e como profissionais capazes de se integrarem no mundo do trabalho e intervirem na sociedade de forma equilibrada, com uma formação humanista, crítica e reflexiva, que coloquem a ciência e a técnica sempre ao serviço do homem, colaborando através dos conhecimentos adquiridos na Universidade para a construção de um mundo melhor, baseando-se no respeito dos valores humanos e das exigências da justiça.
x
Facebook page
Linked In